EXCESSO DE PELE. Têm o que ser feito?

por | abr 26, 2022 | Contorno Corporal

Abdominoplastia

A abdominoplastia consiste na retirada do excesso de pele da região abdominal inferior (barriga) juntamente com a gordura subjacente. O procedimento é recomendado nos casos em que a pele a ser retirada na cirurgia encontra-se flácida e não é passível de melhora com outro tratamento ou com exercícios físicos.

Geralmente indicada para pacientes que sofreram diminuição relevante de peso (após dieta ou cirurgia para obesidade) e/ou apresentaram uma ou mais gestações.

TENHO DE EMAGRECER PARA REALIZAR A CIRURGIA?

O resultado cirúrgico será melhor se a paciente estiver próxima do peso ideal. Isso não impede que uma paciente com algum sobrepeso realize a cirurgia. Para determinar o benefício da cirurgia, utiliza-se o índice de massa corpórea e outros indicadores como o biotipo e a idade. Dessa maneira, pode-se concluir a necessidade ou não de se perder peso antes da cirurgia.

QUANTO EMAGREÇO COM A CIRURGIA?

Como a retirada do tecido em excesso costuma concentrar-se na região inferior do abdome e consiste em pele e gordura subjacente, a diminuição do peso é mínima (ao redor de 1 a 2 kg). Nos primeiros dias após a cirurgia, há inclusive aumento do peso devido ao inchaço, o que regride depois.

O CIGARRO ATRAPALHA A CIRURGIA?

Sim. O cigarro age diminuindo o fluxo sanguíneo para a região operada. Na cirurgia do abdome, onde ocorre descolamento de tecidos durante a cirurgia, há aumento do risco de deiscência (abertura de pontos) e mesmo de necrose (perda) da pele. Para diminuir o risco solicita-se que a paciente pare de fumar 4 semanas antes da cirurgia.

A CICATRIZ FICA VISÍVEL?

Toda cicatriz é permanente, mas com o tempo ela fica clara e pouco visível. No início a cicatriz é avermelhada e, após 1 a 2 anos, ela fica madura e mais clara. No caso da cirurgia do abdome, posiciona-se a cicatriz na região da roupa íntima de maneira a deixá-la menos aparente.

POSSO ENGRAVIDAR APÓS A CIRURGIA?

A abdominoplastia não impede gestações futuras. Entretanto, o resultado da cirurgia pode ser perdido parcial ou totalmente, dependendo de quanto peso a paciente ganhar na gestação. Dessa maneira, aconselha-se a ter a prole definida antes de se submeter à cirurgia de abdominoplastia.

O QUE ACONTECE COM MEU UMBIGO?

A cicatriz umbilical fica no mesmo lugar em que se encontrava antes da cirurgia do abdome. É realizado um corte ao redor do umbigo e a pele passa sobre ele, sendo aberto novo orifício para acomodar o umbigo.

QUANDO PERCEBEREI O RESULTADO FINAL DA CIRURGIA?

A maior parte do resultado já está aparente após 1 ou 2 meses. O resultado final da cirurgia ocorre ao redor de 6 meses após a cirurgia, quando não há mais inchaço e o contorno é definitivo. Tratamentos estéticos como drenagem linfática e ultrassom ajudam a apressar o resultado.

EXISTE RISCO NESTA CIRURGIA?

Como o simples ato de atravessar uma rua acarreta riscos, uma cirurgia plástica também apresenta riscos. As complicações cirúrgicas da abdominoplastia são pouco frequentes, mas não devem ser minimizadas.

Dessa maneira, uma boa avaliação pré-operatória e a solicitação de exames conforme cada caso são essenciais. Os benefícios e os riscos da cirurgia devem ser mensurados e quando a relação pende para um grande benefício com um pequeno risco ela deve ser realizada.

Confira todas essas respostas acessando nosso artigo completo aqui.

Conteúdos informativos

confira também...