Preenchimentos

Ácido Hialurônico x Lipoenxertia

Restylane®, Juvederme® e outros

As substâncias de preenchimento são várias, mas as mais conhecidas e confiáveis são a própria gordura do paciente (lipoenxertia) e o ácido hialurônico.

O ácido hialurônico consiste numa substância de preenchimento bem aceita pelo organismo e com baixo índice de complicações. Apresenta durabilidade de ação em torno de 4 a 6 meses, ou seja, não é definitivo. Isso deve ser encarado como positivo, pois permite correções e não apresenta reação de extrusão pelo organismo como pode ocorrer com substâncias definitivas como o polimetilmetacrilato (PMMA).

A melhor indicação do ácido hialurônico se ocorre nos sulcos faciais que se formam com o passar dos anos como o sulco nasogeniano (figura 1) e os sulcos ao redor dos lábios. Também pode ser utilizado para aumentar os lábios em pacientes com lábios finos.

A aplicação da substância é simples, realizada em consultório com anestesia local e o paciente não necessita ficar de repouso. Em alguns casos pode ocorrer sensibilidade à substância com vermelhidão na região de aplicação.

Após 4 a 6 meses o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo e pode ser realizada nova aplicação se for desejo do paciente.

Ácido Hialurônico

Figura 1 - Face em repouso (quase sem presença de sulco) e sorrindo (com presença de sulco nasogeniano mais marcado)