Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

BOTOX®, DYSPOR®

A toxina boltulínica atua bloqueando os músculos da região onde é aplicada, havendo relaxamento desta musculatura e diminuição das rugas na região de aplicação.

A aplicação da toxina botulínica em cirurgia plástica se dá principalmente na face para atenuar as rugas dinâmicas de expressão facial. Estas são devidas à contração da musculatura subjacente, levando ao enrrugamento da pele.

A toxina botulínica é utilizada com maior frequência na região da fronte para diminuir as rugas e pregas que se formam com a idade e resultam numa expressão facial carregada, gerando insatisfação no paciente (figura 1). Pode também ser aplicada para atenuar as rugas da região lateral dos olhos, ao redor da boca e na região do pescoço.

O procedimento de aplicação é simples, realizado em consultório, com anestesia local e sem necessidade de preparativos especiais. Em alguns casos pode haver vermelhidão na região de aplicação que cede após 1 semana.

O efeito da toxina botulínica dura entre 4 e 6 meses, devendo ser repetido após esse período se for do desejo do paciente.

Toxina Botulínica

Figura 1 - Paciente com presença de rugas na região da fronte.