Lipo Light

Lipo Light

A lipo light nada mais é do que a lipoaspiração tradicional com pequenas modificações a fim de se criar uma marca e comercializá-la como algo novo. As modificações seriam a utilização de anestesia local (que pode perfeitamente ser utilizada em lipoaspirações pequenas), aplicação de ultrassom sobre a região a ser aspirada (para ajudar na emulsificação da gordura) e a aspiração de uma área por vez (divide-se o abdome em 3 ou 4 regiões que serão aspiradas separadamente com intervalo de 1 a 2 semanas, por exemplo).

O problema é que esse procedimento é anunciado como algo banal (e não é pois se trata de uma cirurgia pequena, mas ainda uma cirurgia que necessita dos cuidados usuais) sem necessidade de precauções.

A antissepsia da região a ser aspirada deve se rigorosa para evitar infecção e, como estes procedimentos são realizados muitas vezes em clínicas e não em centros cirúrgicos, pode haver descuido deste item.

Outro inconveniente é que quando se retorna para realizar a lipoaspiração de uma região adjacente esta área esta inflamada, havendo mais dificuldade em se anestesiar o local, podendo haver desconforto para o paciente.

Parece que um dos maiores apelos deste procedimento é a realização do mesmo sem anestesia peridural ou geral. Isso pode ser um engano, pois com a segurança atual das anestesias, indica-se realizar todo procedimento cirúrgico com a presença de um anestesista, que indicará a melhor opção de anestesia (local, sedação, peridural ou geral) em conjunto com o cirurgião, conforme as particularidades do paciente e da cirurgia proposta.

Enfim, a lipoaspiração de pequenas regiões pode ser realizada com anestesia local e sem a necessidade de internação, mas todos os cuidados devem ser tomados para não acrescentar risco desnecessário a este procedimento. Não se trata de vender uma técnica inovadora inexistente (a tal lipolight), mas da lipoaspiração convencional com todos os seus benefícios e cuidados exigidos.