Dúvidas frequentes sobre prótese mamária

set 17, 2022 | Contorno Corporal

A PRÓTESE MAMÁRIA AUMENTA O RISCO OU PODE PREJUDICAR O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA?

Não. A colocação de implante mamário não aumenta o risco de câncer de mama. A triagem de câncer de mama em pacientes com prótese mamária necessita de técnicas próprias de mamografia (incidências de Acklung) que são dominadas pelos médicos radiologistas, não havendo atraso no diagnóstico.

PODE HAVER REJEIÇÃO À PRÓTESE MAMÁRIA?

O termo rejeição é inadequado. A prótese é um corpo estranho e como tal o organismo reage a ela com a formação de uma cápsula ao redor do implante (o que é esperado e acontece em todos os casos em maior ou menor grau).

COMO SÃO ESCOLHIDAS AS PRÓTESES MAMÁRIAS?

Vários fatores são levados em consideração para se decidir o tamanho ideal para cada caso. O peso e a altura da paciente, a largura do tórax, a quantidade de mama existente, a presença de ptose mamária (queda das mamas) e as preferências da paciente e do cirurgião são considerados em conjunto. Tudo isso é discutido com a paciente para se chegar ao volume final. Os vários volumes de prótese podem ser testados por baixo do soutien para ajudar a paciente a formar opinião.

VOU PODER AMAMENTAR SE COLOCAR PRÓTESE MAMÁRIA?

Sim. A colocação de implante mamário não altera a produção do leite, pois a prótese é colocada atrás da glândula mamária. Ou seja, não há cortes através da glândula mamária, somente ao redor e por baixo dela.

A CICATRIZ FICA VISÍVEL?

Toda cicatriz é permanente, mas com o tempo ela fica clara e pouco visível. No início a cicatriz é avermelhada e, após 1 a 2 anos, ela fica madura e mais clara. No caso da cirurgia de prótese mamária, posiciona-se a cicatriz na região do sulco ou ao redor da aréola, podendo ser coberta com soutien ou biquini.

Conteúdos informativos

confira também...