CIRURGIA MENTOPLASTIA

CIRURGIA DE AUMENTO DO QUEIXO

Conceito

A mentoplastia de aumento ou cirurgia de aumento do queixo consiste na anteriorização da região anterior do mento (queixo) através da utilização de uma prótese de silicone específica, corrigindo o perfil retruso da região do queixo.

A mentoplastia de aumento tem por finalidade a obtenção de traços mais harmônicos para a face e frequentemente é realizada em associação com rinoplastia ou ritidoplastia, a fim de se obter um conjunto mais agradável.


Indicação

Esta cirurgia encontra indicação nos casos de hipomentonismo (“queixo pequeno”) sem alteração da oclusão dental.

Nos casos em que há retração de toda mandíbula e não somente do queixo ou em que ocorre protrusão da maxila está cirurgia não está indicada, havendo necessidade de se realizar procedimento específico de cirurgia ortognática (cirurgia com atuação sob a mandíbula).

Em alguns pacientes podem ocorrer alterações da oclusão dental, havendo necessidade de se complementar o tratamento com ortodontia.

As particularidades de cada paciente e a indicação ou não da mentoplastia de aumento são discutidos de maneira individualizada com o cirurgião na fase antecedente à cirurgia.


Preparo cirúrgico

Conforme a idade do paciente e a presença de condições associadas são solicitados exames pré-operatórios como exames de sangue (hemograma e coagulorama), radiografia de tórax e eletrocardiograma. Em algumas situações pode ser necessária a opinião de outros especialistas.

Com relação à mentoplastia de aumento pode haver necessidade de avaliação ortodôntica e radiografias da mandíbula para melhor avaliação pré-operatória.

Na véspera da cirurgia a paciente deve fazer jejum de oito horas e se internar no hospital escolhido 2 horas antes do procedimento. Os detalhes são fornecidos por escrito para cada paciente conforme a cirurgia.

Na semana anterior à cirurgia, evita-se a utilização de qualquer medicação e mesmo alguns chás, que podem alterar a coagulação. A necessidade de utilização de medicamentos deve ser informada ao cirurgião.


Anestesia

A anestesia pode ser do tipo geral (quando associada a outros procedimentos) ou local e sedação realizadas pelo médico anestesista da equipe, habituado às particularidades de cada procedimento.


Técnica cirúrgica (figuras 1 a 3)

A mentoplastia de aumento pode ser realizada através de incisão interna oral ou incisão na porção inferior do queixo. Está última é preferida quando há associação com cirurgia de face para correção da região do pescoço e há necessidade de uma incisão coincidente.

Após se abrir o espaço necessário coloca-se a prótese de silicone de mento junto à porção anterior do osso de maneira a se obter o contorno desejado (figura 2). Após isso fecha-se a incisão e deixa-se um curativo leve sobre a incisão. A cirurgia dura cerca de 30 a 60 minutos.
Abdome1

Figura 1 - Paciente com hipomentonismo (região do queixo pouco desenvolvida) – pré-operatório.

Abdome1

Figura 2 - Colocação da prótese de silicone na região anterior do queixo (mento).

Abdome3

Figura 3 - Pós-operatório com anteriorização da região do queixo (mento) e melhora do perfil da paciente.

Pós-operatório

O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia com as medicações habituais para controle da dor (analgésicos), da inflamação (anti-inflamatórios), prevenção de infecções (antibióticos) e protetor gástrico.

O paciente deve permanecer em repouso relativo (sem esforços exagerados) durante 1 semana. Deve-se evitar situações de risco de impacto (atividade esportivas e outros eventos com aglomeração de pessoas) por um período de 1 mês, enquanto a região operada está em processo de cicatrização.

A região do queixo pode apresentar equimose (marcas roxas) por 1 a 2 semanas e inchaço variável por um período de 1 a 2 meses.

Perguntas frequentes

1. Vai haver mudança importante de meus traços faciais?

Não. Quando há um perfil característico de hipomentonismo (“queixo pequeno” ou retruso), a opção pela colocação da prótese tem por objetivo aumentar esta região a fim de conferir um perfil mais harmônico à face. Entretanto, a intenção é de suavizar a alteração sem exagerar nas mudanças. São utilizadas medidas específicas (cefalometria) para defenir qual o avanço necessário.


2. Como sei se a prótese de mento é adequada ou se necessito de cirurgia ortognática?

Durante a consulta inicial são observados alguns parâmetros clínicos relativos ao perfil da face e à sua proporcionalidade e à oclusão dental. Baseado nestas observações, pode-se concluir se há indicação de mentoplastia de aumento com prótese (nos casos mais leves) ou de cirurgia ortognática (geralmente casos mais complexos)

Pode ser necessária a realização de exames complementares como radiografia e tomografia. Quando há alteração da oclusão dental, indica-se também a avaliação de um ortodontista. Todas as particularidades e possibilidades são explicadas ao paciente no período antecedente a cirurgia.


3. O cigarro atrapalha a cirurgia?

Sim. O cigarro age diminuindo o fluxo sanguíneo para a região operada. Na cirurgia de mentoplastia de aumento, há pequeno aumento do risco de deiscência (abertura de pontos). Encoraja-se o paciente a diminuir ou parar de fumar 4 semanas antes da cirurgia.


4. A cicatriz fica visível?

Toda cicatriz é permanente, mas com o tempo ela fica clara e pouco visível. No início a cicatriz é avermelhada e, após 1 a 2 anos, ela fica madura e mais clara. No caso da cirurgia de mentoplastia de aumento, a cicatriz fica posicionada porção interna da boca, não havendo cicatriz visível. Nos casos em que se opta pela incisão na porção inferior do queixo (associação com cirurgia de face) ela fica externa, mas normalmente fica pouco aparente.


5. Quando perceberei o resultado final da cirurgia?

A maior parte do resultado já está aparente após 1 mês. O resultado final da cirurgia ocorre ao redor de 2 a 3 meses após a cirurgia, quando não há mais inchaço e o contorno é definitivo. Tratamentos estéticos como drenagem linfática e ajudam a apressar o resultado.


6. Existe risco nesta cirurgia?

Como o simples ato de atravessar uma rua acarreta riscos, uma cirurgia plástica também apresenta riscos. As complicações cirúrgicas da mentoplastia de aumento são pouco frequentes, mas não devem ser minimizadas. Dessa maneira, uma boa avaliação pré-operatória e a solicitação de exames conforme cada caso são essenciais. Os benefícios e os riscos da cirurgia devem ser mensurados e quando a relação pende para um grande benefício com um pequeno risco ela deve ser realizada.

No caso da mentoplastia de aumento um risco seria a abertura de pontos (deiscência) e exposição da prótese, havendo necessidade de revisão cirúrgica para correção da exposição, com eventual necessidade de retirada da prótese.